Criar um nome de negócio tem o seu lado divertido, mas também desafiante, pela responsabilidade que acarreta. Afinal, é a primeira coisa com a qual o cliente interage e, tal e qual como num primeiro encontro, tem de deixar uma boa impressão.

Verdade seja dita, que não vai ser um nome que vai garantir o sucesso ou fracasso de um negócio, mas é algo que deve ser tido em conta na fase inicial de planeamento, sobretudo, porque vai ter implicações a nível da marca, da estratégia de marketing e da própria web (tem de ser web-friendly, isto é, é preciso garantir que o domínio não está a ser utilizado por mais ninguém, antes de se pensar em registar o nome).

Hoje em dia, já há plataformas que o podem ajudar a encontrar o nome perfeito para o seu negócio, como a Squadhelp, mas se preferir deixar essa tarefa a seu cargo e/ou da sua equipa, já sabe que vai ter de escolher uma das seguintes opções:

  1. Um nome amplo e abstracto, que não indica o que a empresa faz (como é o caso da Apple);
  2. Um nome que descreva exactamente o que a empresa faz (como, o Burger King);
  3. Uma nova palavra (como, o Skype).


Apenas recomendamos que evite:

  • Iniciais;
  • Palavras que possam ser pronunciadas de diferentes formas;
  • Palavras que sejam difíceis de pronunciar.


Se tiver uma lista com vários nomes e não estiver a conseguir escolher um, pode realizar:

  • Focus groups;
  • Inquéritos;
  • Testes de mercado;
  • Testes com elementos gráficos;
  • Pesquisas no Google.


Se já escolheu o nome de negócio e, ainda assim, continua com dúvidas, pode sempre tentar responder às seguintes questões e perceber se tomou a decisão certa:

  1. O nome de negócio é fácil de recordar? Convém que o nome que escolheu não seja nem muito complicado de recordar, nem muito longo.
  2. O nome diz às pessoas o que o seu negócio faz? Atenção, que um bom nome descreve, de alguma maneira, o que o negócio faz ou o que é.
  3. O significado do nome é confuso? É importante garantir, por exemplo, que o nome que escolheu não tem um duplo significado.
  4. O nome é único? É preciso garantir também que o nome que escolheu não é confundido com o nome de outra empresa.
  5. O nome é fácil de pesquisar? Convém que o nome escolhido seja fácil de pesquisar. Caso as pessoas se esqueçam dele, a possibilidade de o encontrarem durante uma pesquisa, é maior.
  6. O nome já está registado? Se o nome que escolheu já tiver um domínio registado com esse mesmo nome, vai ter de voltar ao início do processo.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.