Criar um nome de negócio tem o seu lado divertido, mas também desafiante, pela responsabilidade que acarreta. Afinal, é a primeira coisa com a qual o cliente interage e, tal e qual como num primeiro encontro, tem de deixar uma boa impressão.
Verdade seja dita, que não vai ser um nome que vai garantir o sucesso ou fracasso de um negócio, mas é algo que deve ser tido em conta na fase inicial de planeamento, sobretudo, porque vai ter implicações a nível da marca, da estratégia de marketing e da própria web (tem de ser web-friendly, isto é, é preciso garantir que o domínio não está a ser utilizado por mais ninguém, antes de se pensar em registar o nome).
Hoje em dia, já há plataformas que o podem ajudar a encontrar o nome perfeito para o seu negócio, como a Squadhelp, mas se preferir deixar essa tarefa a seu cargo e/ou da sua equipa, já sabe que vai ter de escolher uma das seguintes opções:
- Um nome amplo e abstracto, que não indica o que a empresa faz (como é o caso da Apple);
- Um nome que descreva exactamente o que a empresa faz (como, o Burger King);
- Uma nova palavra (como, o Skype).
Apenas recomendamos que evite:
- Iniciais;
- Palavras que possam ser pronunciadas de diferentes formas;
- Palavras que sejam difíceis de pronunciar.
Se tiver uma lista com vários nomes e não estiver a conseguir escolher um, pode realizar:
- Focus groups;
- Inquéritos;
- Testes de mercado;
- Testes com elementos gráficos;
- Pesquisas no Google.
Se já escolheu o nome de negócio e, ainda assim, continua com dúvidas, pode sempre tentar responder às seguintes questões e perceber se tomou a decisão certa:
- O nome de negócio é fácil de recordar? Convém que o nome que escolheu não seja nem muito complicado de recordar, nem muito longo.
- O nome diz às pessoas o que o seu negócio faz? Atenção, que um bom nome descreve, de alguma maneira, o que o negócio faz ou o que é.
- O significado do nome é confuso? É importante garantir, por exemplo, que o nome que escolheu não tem um duplo significado.
- O nome é único? É preciso garantir também que o nome que escolheu não é confundido com o nome de outra empresa.
- O nome é fácil de pesquisar? Convém que o nome escolhido seja fácil de pesquisar. Caso as pessoas se esqueçam dele, a possibilidade de o encontrarem durante uma pesquisa, é maior.
- O nome já está registado? Se o nome que escolheu já tiver um domínio registado com esse mesmo nome, vai ter de voltar ao início do processo.