A segmentação é um dos componentes mais importantes para um negócio. Porquê?
Porque podemos ter o produto perfeito, mas se não soubermos quem realmente precisa dele, ou não conhecermos as suas características, arriscamos a matar o negócio e o resultado passará a ser um autêntico fracasso.
O verbo “segmentar” significa cortar, dividir em segmentos, ou seja, separar partes de um todo. Quando falamos em mercado, a segmentação significa dividir um grupo de consumidores, com necessidades semelhantes, para ter uma maior clareza do seu público e assim conseguir oferecer-lhe um produto/serviço com valor.
Esse determinado grupo é geralmente conhecido como público-alvo, composto por diferentes personas.
Persona é uma personagem fictícia que representa o “cliente ideal” de um negócio. É feita com base em dados e características de clientes reais, como: comportamentos, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. Quando sabemos com quem estamos a falar, temos mais certezas sobre qual deverá ser o discurso a utilizar. Por isso, a segmentação é crítica e considerada um fator de sucesso para a obtenção de resultados mais eficazes.
Como criar uma persona?
A criação da persona é um processo. Não é simplesmente descrever alguém que acha ser representativo dos seus clientes. Também não deverá cair no erro de achar “eu já conheço os meus clientes”, pois muitas vezes a nossa perceção está errada e pode levar-nos por maus caminhos e más tomadas de decisão. Para que cumpra o seu papel, a persona deve ser resultado de pesquisa, análise e construção.
Mas afinal, que perguntas devemos fazer aos clientes?
As perguntas variam conforme o segmento do negócio, mas procuramos aqui resumir as principais questões em 5 grupos distintos: demográficos, pessoais/profissionais, padrões de consumo de conteúdo, hábitos de compra e relação com a empresa/marca. Veja alguns exemplos:
Demográfica
Pessoal/Profissional
Consumo de Conteúdo
Hábitos de compra
Relação com a Empresa/Marca
Utilize estas questões para construir o seu questionário, adaptando-o sempre que necessário para o seu segmento e por forma a dar resposta às suas dúvidas sobre os clientes. Se quiser fazer uma entrevista aberta, utilize apenas um guião de perguntas e conduza a conversa com mais liberdade. É importante ter sensibilidade para entender quais e quantas perguntas os seus clientes estariam dispostos a responder, tanto em entrevistas quanto em questionários. Depois de analisar os resultados a persona vai finalmente ganhar vida!
Ela vai ter um nome, um rosto e um perfil bem definido, com as características e comportamentos que você entendeu como mais relevantes. O segredo aqui está em pensar na persona como um ser humano de verdade, que vai interagir com a marca, ler os seus conteúdos, comprar os seus produtos. E um ser humano não se resume a uma lista de tópicos. Procure desenvolver um texto descritivo sobre essa pessoa que criou. Uma boa solução é contar uma história. Você pode descrever um dia ou uma semana da persona em que ela interage com o seu produto. Assim, fica muito mais fácil perceber quais são os seus hábitos, comportamentos e como ela se relaciona com a marca.
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