👉 Está a criar um novo negócio? 

👉 Reinventou o seu projeto e mudou a estratégia? 

👉 Já tem uma empresa e lançou-se em novos mercados?


Em qualquer destes casos, antes de avançar, há uma etapa essencial para qualquer empreendedor: a validação do modelo negócio.

Mas afinal o que significa validar o seu modelo de negócio? Muito simples: testar hipóteses. Testes e tentativas permitem eliminar hipóteses que não se encaixam no seu modelo e ir aperfeiçoando o projeto. Por consequência, aumenta as probabilidades de sucesso porque está a tomar decisões mais analíticas. 

Mesmo que já tenha um negócio operacional, este conceito de validação deve estar sempre presente. Qualquer decisão estratégica ou alteração ao seu modelo de negócio precisa de ser acompanhada de um novo processo de validação. Ou seja, testar a ideia. Porém, queremos levar esse conceito mais além. Sugerimos-lhe que teste todos os componentes do seu modelo de negócio para que avance com mais confiança no seu projeto: 

  • Quem são os meus clientes e quais os seus hábitos de consumo? 
  • Estarão dispostos a pagar pelos meus produtos ou serviços? 
  • Quais são as motivações do meu público-alvo? 
  • Será que o meu modelo de pricing é o mais adequado? 
  • Qual o canal de vendas mais rentável?


A melhor forma de obter as respostas é através de testes em pequena escala. Para validar os pressupostos deve criar mecanismos para abordar o mercado. Fazer testes relacionados com preços, com a user experience, com a proposta de valor dos produtos ou serviços, com a expectativa de performance. 

Terá de criar mecanismos para interagir com público-alvo, especialistas e parceiros. Por exemplo, se é novo no mercado e não sabe qual o preço a definir para o que quer vender, deve abordar o seu público-alvo. Ao perguntar aos seus potenciais clientes, vai ser possível perceber que diferentes consumidores estariam dispostos a pagar preços diferentes e qual o preço que aceitariam. Como resultado, terá uma noção concreta do valor percebido pelo seu produto ou serviço e pode adaptar seu modelo de negócio. 

A experiência real do mercado nunca coincide com os resultados dos estudos de mercado tradicionais e vai dar-lhe insights para suporte ao lançamento em grande escala. 

Ao longo do caminho irá com certeza haver muitas falhas e várias hipóteses invalidadas. O truque dos empreendedores de sucesso é falhar rapidamente e aprender nesse processo. 

Se quiser saber mais sobre estes mecanismos e ferramentas de validação, junte-se a nós no STARTING, um programa 100% online que permite em apenas 2 meses lançar o negócio com que sempre sonhou. 

Mais informações em starting.pt. 

A mudança começa aqui.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.