Após lançar um negócio, seja ele mais pequeno ou já em ascensão, as vendas e o feedback positivo dos clientes poderão fazer pensar nos próximos passos do crescimento da empresa. No entanto, em fase de expansão deveremos ter atenção alguns pontos para que o nosso serviço ou produto esteja à altura de outras realidades. Para manter o impulso e continuar o crescimento, na hora de expandir o seu negócio para novos mercados há alguns pontos a ter em consideração. Abaixo, exploramos cinco etapas para a internacionalização de negócios na Europa para contribuir para uma transição mais segura. 


1. É mesmo diferente! 

Quando chegar a hora de levar o seu negócio para Europa, antes de fazer o seu pitch, lembre-se de que a forma de apresentar negócios é diferente em todos os países europeus. Sabemos que provavelmente já fez o seu pitch várias vezes, no entanto, ao entrar noutro país, noutro mercado, o tom deve ser alterado para corresponder aos padrões locais. Em alguns casos, isso pode significar apenas a alteração do formato do conteúdo, noutros casos pode ter mesmo que repensar na abordagem (se mais ou menos comercial, se mais ou menos técnica, quais os locais onde o deverá fazer, etc.). Em várias cidades europeias há competições ou eventos de pitch abertas ao público onde poderá ver quais os pontos a serem considerados. 


2. A importância de conhecer o seu público 

Para expandir o seu negócio na Europa com sucesso, deve conhecer seu público. Embora já tenha uma boa ideia do seu público no seu país, as coisas no exterior são muito diferentes e os novos consumidores geralmente esperam e exigem algo parcialmente, se não completamente, diferente. Para obter mais informações sobre seu público num ambiente desconhecido, deverá fazer uma lista das hipóteses e suposições e validá-las junto daqueles que considera ser o seu cliente. Este é um ponto essencial, através de conversas com pessoas, realização de entrevistas, surveys e pesquisas para explorar hábitos sociais, poderá validar qual o seu segmento-alvo. 


3. Escolha o local certo 

Ao expandir o seu negócio para a Europa, é fundamental que escolha o local certo. Há vários pontos a considerar ao escolher um local para o seu negócio. Não terá apenas de considerar quem são os seus clientes e quão importante é a proximidade com a sua localização, mas também terá de olhar para a comunidade como um todo para que o seu negócio prospere na Europa, analisar qual será o melhor local como porta de entrada para o mercado europeu. Antes de expandir o seu negócio na Europa, é fundamental que considere se o local escolhido é economicamente estável, para que os negócios se expandam com sucesso na Europa e até no mundo.  


4. Como comunicar o seu negócio  

Depois de entender a importância de conhecer seu segmento-alvo e identificar exatamente para onde planeia expandir o seu negócio na Europa, é hora de considerar como irá alcançar seu público num novo país. Quando se trata de marketing e como comunicar o seu negócio na Europa, é essencial que tenha em consideração as diferentes necessidades do cliente, porque poderão ser diferentes. Os hábitos de consumidor (compram online ou offine; onde pesquisam o produto/serviço; etc.) e a jornada do cliente poderá alterar de acordo com a região onde está a ser comercializada. Para conseguir comunicar com sucesso o seu negócio num sítio diferente de onde está agora, e aumentar a taxa de conversão, deve conceber uma estratégia de marketing que identifique claramente: 

  • O seu negócio e os seus produtos e serviços
  • A sua proposta de valor
  • Os seus objetivos de negócios
  • Os perfis de clientes
  • A sua concorrência


 5. Procure mentoria e apoio  

Expandir o seu negócio para a Europa não é fácil. Como resultado, uma ótima maneira de garantir que a sua expansão de negócios seja bem-sucedida é procurar mentoria e aconselhamento profissional. Embora o aconselhamento e apoio profissional não garantam necessariamente o sucesso, certamente ajudará a garantir que não cometa pequenos erros e a desenvolver uma rede de networking no país onde quer iniciar o seu negócio. 


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A internacionalização começa aqui.