Criou um negócio e acha que a internacionalização é o próximo passo? 

Depois da criação de uma empresa com sucesso o empreendedor deve definir a sua estratégia de crescimento e a internacionalização do seu negócio. 

Ao garantir sucesso no seu processo de internacionalização a sua empresa é elevada a um outro nível, no entanto, esse é um passo que precisa ser muito bem pensado e planeado. 

Atuar noutro país significa operar numa nova geografia,  novos conjunto de leis, adaptação a uma nova cultura e a conquistar um público diferente daquele com o qual a empresa tem lidado até então. 

A internacionalização é um passo arriscado, mas não deve ser temido. Fazendo uma redefinição do modelo de negócio e uma validação cuidada no novo mercado a probabilidade de sucesso passa a ser animadora. 

Internacionalizar pode querer dizer várias coisas: ampliar a estrutura para poder alcancar mais clientes, criar novos produtos para atingir um novo público, abrir novas unidades, utilizar novas tecnologias, aumentar a produtividade, entre outras. 

Em muitos aspetos, a internacionalização é um desafio semelhante a começar uma empresa do zero, pois o facto de se abrir um negócio num novo país implica ser capaz de se adaptar a uma nova realidade cultural, social, política e legal do país para onde se vai e que terá uma grande influência no sucesso ou insucesso do seu negócio. 

Importa por isso oferecer um produto ou serviço de qualidade, com características exclusivas, diferente do que é oferecido pelas empresas locais. Ou seja, deve ser competitivo

Além das questões burocráticas e financeiras às quais é preciso estar atento e dominar, também é conveniente investir na realização de uma importante análise de mercado

Porque é que acha que o seu produto vai vender bem num determinado país? O público de lá está familiarizado com seu produto? Se não está, os consumidores locais são abertos a novidades? 

Será que o país pretendido oferece as melhores condições para a sua operação? Existem fornecedores para a sua operação naquele mercado? 

A validação é uma das mais importantes chaves do sucesso de todo o processo que antecede a internacionalização. É um recurso que permite uma análise estratégica do produto ou serviço, de modo a conseguir saber antes de disponibilizá-lo no mercado, quais as hipóteses da ideia dar certo, ou seja, ter sucesso, e, consequentemente, gerar lucro. 

Por outras palavras, validar um modelo de negócio, produto ou serviço quer dizer testar hipóteses. Isto porque a ideia inicial, parece-nos sempre certa, mas a idealização é muito diferente da prática. Passará a compreender que além de dispor de uma boa ideia é preciso que tenha também algum conhecimento sobre como o cliente vai reagir a ela. 

A validação previne grandes perdas e ainda gera ótimos insights para o desenvolvimento da versão final – que muitas vezes precisa de ser ajustada / adaptada. 

Com o programa STARTING da Fábrica de Startups é possível acelerar o processo de internacionalização, reduzindo os riscos de implementação e tendo uma ideia muito mais clara sobre os custos da experiência empreendedora no exterior. O STARTING é um programa de aceleração online e interativo que permite em apenas 2 meses lançar o negócio com que sempre sonhou. 

As inscrições estão abertas. Saiba mais em www.starting.pt.   

A mudança começa aqui.

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